Segunda via CPF – Como tirar esse documento

Atualmente, o comprovante de inscrição do CPF não é mais um cartão azul plástico, e mesmo que muitas pessoas ainda possuam o documento nessa versão, para quem precisa da segunda via CPF, ele não é mais tirado assim.

Isso porque a Receita Federal resolveu abandonar esse formato de documento por conta do seu custo elevado e também pela fragilidade que o documento apresentava.

Por isso, para quem perdeu o CPF por qualquer motivo, a nova versão é totalmente digitalizada e pode ser impressa caso o usuário deseje, podendo ser tirada em até 5 minutos com uma conexão com a internet.

Se você deseja tirar a segunda via desse documento e não sabe como, chegou ao lugar certo. Continue lendo esse texto e descubra como imprimir o seu novo CPF em poucos minutos.

Como tirar a segunda via CPF

Hoje perder ou extraviar qualquer documento é sempre algo complicado, não somente por conta da perda em si (seja por roubo, furto ou assalto), mas também por todo o transtorno em ter que ir atrás de documento e fazer tudo novamente.

Perder documentos como identidade ou outros pode gerar um transtorno maior, porque normalmente você tem que pegar uma fila, pegar senha e passar por um processo longo novamente, sem falar em custos e taxas.

Porém, o documento mais simples de ser reavido hoje em dia é o CPF, isso porque o Cadastro de Pessoas Físicas pode ser feito agora totalmente virtual e sem precisar pagar nenhum tipo de taxa.

  • Passo 1

Primeiramente você precisa acessar a página da Receita Federal, para solicitar a segunda via do seu documento, por meio do seguinte link.

  • Passo 2

Depois você precisa preencher corretamente todos os seus dados, e para solicitar a segunda via CPF é preciso informar o número do documento, bem como seu nome completo a sua data de nascimento, o nome da sua mãe e ainda o número do seu título de eleitor.

Preencha tudo corretamente e clique em “Editar”.

  • Passo 3

Na tela seguinte você irá visualizar seu comprovante de inscrição novo e então é só fazer a impressão do documento.

Siga as instruções presentes na tela para conseguir imprimir a segunda via do seu CFP da melhor maneira possível.

Segunda via CPF para quem declara imposto

Se você declara imposto de renda e precisa emitir a segunda via do seu CPF terá que ser por meio do portal eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal.

Para usar esse recurso, porém, é preciso ter em mãos um código de acesso, que você pode gerar de maneira simples e rápida.

  • Passo 1

Clique aqui para conseguir acessar a página e preencher o número do seu CPF e a sua data de nascimento, insira também os caracteres de confirmação e clique então em “Avançar”.

  • Passo 2

Na tela seguinte você terá que informar os números dos recebidos de entrega das suas últimas duas declarações de imposto de renda e então criar uma senha conforme as instruções descritas no espaço.

Depois clique em “Gerar código”.

  • Passo 3

Agora com esse código em mãos, acesse a página do eCAC, digite o número do seu CPF, o seu código de acesso recém-gerado e também a senha que você acabou de criar.

  • Passo 4

Na tela inicial do eCAC, clique sobre o menu “Cadastros” e então clique na opção descrita “Comprovante de Inscrição no CPF”.

  • Passo 5

Em apenas alguns instantes, um novo comprovante de inscrição será gerado para você e basta você imprimi-lo para conseguir ter em mãos a segunda via CPF.

Vale a pena lembrar também que sempre que você precisar reimprimir esse documento, seja pelo motivo que for, você terá que gerar um novo código de acesso.

Isso acontece por motivos de segurança interna do site, onde os códigos têm um breve tempo de funcionamento e expiram em menos de 24 horas após terem sido gerados.

O CPF é um documento muito importante e essencial para todas as pessoas, porém ele quase nunca precisa ser apresentado em sua forma original, já que os números estão presentes no RG e também na CNH.

Para quem precisa da segunda via CPF seguir esse passo a passo irá ajudar a conseguir um novo documento em mãos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password