Saiba Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito


O cartão de crédito é munido de diversos sistemas de senhas e segurança digital para proteger as compras e o portador do cartão. Mesmo assim, é muito importante saber como cancelar compra no cartão de crédito para eventuais compras não reconhecidas e outros problemas.

Não importa a quantia da compra realizada, se foram poucos ou muitos reais, é possível cancelar a compra e pedir o estorno do dinheiro para a conta.

A seguir, você poderá descobrir melhor qual é o procedimento padrão para resolver esse problema que pode gerar uma grande dor de cabeça. Confira.

Como cancelar compra no cartão de crédito?

O pagamento através do cartão de crédito é um dos mais utilizados em estabelecimentos brasileiros. Para diversos tipos de compras, os consumidores apostam no crédito para conseguirem adquirir um produto e só se preocupar com o pagamento até 1 mês após a compra.

Mas e quando acontece de chegar a fatura e não reconhecer uma despesa a ser paga? O que fazer? O caso não é incomum, mas felizmente é passível de resolução sem muitas complicações.

Outro caso que muitos consumidores desconhecem mas que também se aplica ao caso de saber como cancelar uma compra no cartão de crédito é referente ao arrependimento de compra. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor possui 7 dias para se arrepender de uma compra ou contratação de serviço.

Apenas as compras e contratações pela internet, telefone e catálogo se encaixam no direito de arrependimento. Mas, vamos supor que o valor já foi descontado do crédito em conta do consumidor. Qual é o procedimento para não sair no prejuízo nesses casos?

O passo a passo para o cancelamento da compra

As instituições financeiras realizam diversas operações para melhorar o atendimento e a experiência do usuário com o cartão. Inclusive, depois de descobrir como cancelar compra no cartão de crédito você poderá ver que não é uma coisa tão complicada e burocrática quanto parece. Veja:

  1. O primeiro passo após se dar conta de uma compra que deve ser cancelada é procurar pelo número do Serviço de Atendimento ao Cliente da instituição financeira responsável pelo cartão.
  2. Ligando no número, você poderá conversar com um atendente e explicar o motivo pelo qual você deseja cancelar uma compra no cartão de crédito.
  3. Provavelmente você terá de passar alguns dados pessoais e uma solicitação de cancelamento será feita. Em alguns caso o banco solicitara por escrito detalhes do motivo.
  4. Por fim, o estorno do seu dinheiro poderá vir como crédito em sua próxima fatura ou ser cancelado o crédito utilizado para a realização da compra.

Esse passo a passo que tem como intuito solicitar a ajuda da instituição financeira, pode ser feito após entrar em contato com o estabelecimento em que a compra foi realizada. Muitas vezes o próprio estabelecimento poderá cancelar e estornar o dinheiro, mas em casos de complicação a maneira mais segura de resolver é buscando as orientações de seu banco.

Suporte ao consumidor

Você pode conferir como cancelar compra no cartão de crédito pode ser menos complicado do que você imagina. Claro que a situação ideal é não precisas desse tipo de suporte, buscando se prevenir e ter o máximo conhecimento possível do produto e do estabelecimento em que a compra será realizada.

Em todo caso, o suporte ao consumidor é um direito e também deve ser requisitado em caso do desejo de cancelamento de compras realizadas através do cartão de crédito.


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *