Quem Pode Utilizar O Cartão De Crédito Consignado?


O endividamento é uma das grandes preocupações quando o assunto é compras pelo cartão de crédito. Porém, com um cartão de crédito consignado é possível ter um controle maior sobre suas compras.

Algumas vantagens no cartão de crédito consignado podem fazer com que seus usuários consigam realizar um planejamento financeiro mais consistente. Mas, o risco do endividamento ainda é presente.

Não são todas as pessoas que podem optar por essa modalidade de cartão de crédito, por isso a seguir você terá as principais informações sobre esse tipo de cartão de crédito. Confira.

Quem pode solicitar o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é uma modalidade de cartão que desconta uma parte do gasto realizado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS. Essa opção está disponível para pensionistas do INSS, aposentados, funcionários de empresas privadas, servidores públicos e servidores militares das

Forças Armadas.

Se você faz parte desse grupo de pessoas é possível requisitar um cartão de crédito consignado e usufruir de suas vantagens.

Entenda como funciona o cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado é oferecido por instituições financeiras que gerenciam a conta-salário. Portanto, para o grupo de pessoas de funcionários públicos e beneficiários do INSS, uma parte da fatura do cartão é descontada automaticamente da folha de pagamento. Aposentados ou pensionistas podem escolher a instituição que desejam ter o cartão consignado.

Com o cartão em mãos é possível utilizá-lo como um cartão convencional, para fazer compras, parcelar, utilizar serviços por assinatura e outras utilidades. A diferença é que no dia de receber o pagamento, é descontado o valor de pagamento mínimo da fatura diretamente da conta-salário ou benefício do INSS.

Com esse valor mínimo descontado, o usuário fica encarregado de quitar o restante da fatura. Quando a fatura chega para ser paga o desconto do pagamento mínimo já está aplicado.

Existem taxas e juros?

Em relação à fatura do cartão, a taxa de juros só será aplicada se o valor da fatura não for pago integralmente. Caso o usuário não pague valor total serão cobrados juros que variam dependendo da instituição financeira gerenciadora do cartão. Uma dica importante para os aposentados e pensionistas é conferir a lista dos juros aplicados pelas instituições financeiras antes de escolhê-las.

Para servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e das Forças Armadas, os juros são computados a partir da instituição financeira que regula a conta-salário.

Uma vantagem em relação a uma das taxas já bem conhecidas entre os bancos mais convencionais é que o cartão de crédito consignado não possui anuidade.

Além disso, mesmo quando há aplicação de taxas de juros elas são muito menores do que nos cartões de crédito convencionais, podendo ser até três vezes menores.

Vale lembrar que o cartão também oferece opções de parcelamento de pagamento de fatura maiores do que os cartões convencionais, podendo ser parcelada em até 72 vezes.

Cartão de crédito consignado e controle financeiro

Por fim, se por um lado o cartão de crédito consignado pode ser uma ótima opção para gerenciar gastos e descontá-los parcialmente diretamente na conta, por outro é preciso ficar atento ao planejamento financeiro.

A opção de parcelamento de fatura, por exemplo, é um dos grandes motivos que levam as pessoas que utilizam esse cartão a se perderem nos gastos. No entanto, essa modalidade de cartão disponível apenas para uma parcela da população se mostra muito eficiente e prática na hora de organizar os gastos.


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *