O que é CVV do cartão de crédito


Muitas pessoas usam mais não sabem ao certo o que é CVV do cartão de crédito e como ele pode ajudar a evitar fraudes, por isso preparamos esse artigo de hoje, para explicar o que é e como funciona o CVV.

Um dos maiores desafios para as instituições que oferecem cartões de crédito é prezar pela segurança das movimentações financeiras de seus usuários, por isso, estão sempre investindo em tecnologia para evitar fraudes.

O que é CVV do cartão de crédito e como funciona?

Mas então o que é o CVV do cartão, para que serve e como funciona?

CVV é uma sigla que abrevia a frase: Card Verification Value, que em português significa Valor Verificador de Cartão, que é um código de segurança de 3 dígitos que fica no verso do cartão de crédito.

Geralmente esse código é solicitado quando o usuário faz compras online, ele digita seus dados, os dados do cartão e esse código de segurança para que as compras online sejam finalizadas.

O sistema utiliza esse código com o objetivo de garantir que o usuário, no momento da compra, esteja com o cartão verdadeiro em mãos para realizar o pagamento. Ou seja, é uma forma de proteger as transações e compras feitas pela internet de fraudes.

Os números desse código são gerados á partir de um algoritmo com chaves criptografadas, utilizando dados como o próprio número do cartão e a data de vencimento, isso garante que esse código seja exclusivo para aquele numero de cartão, garantindo a segurança das movimentações.

Por isso, é muito importante tomar cuidado para não perder o cartão e também só utilizar seus dados em sites seguros e de confiança. Em caso de perda, a instituição que ofereceu o cartão deve ser imediatamente informada para fazer o bloqueio do cartão.

É obrigatório informar o CVV em compras online? Tem segurança?

Sabemos agora o que é o CVV do cartão de crédito e como funciona, mas é seguro usá-lo em compras online?

O Brasil é um dos países que mais sofre com fraudes em compras online, é estimado que a cada 5 segundos uma loja virtual sofre tentativa de fraude.

Por isso, algumas bandeiras como a Mastercard, Visa, Discover e outras, proíbem o armazenamento dos dados de CVV. Por isso, ao se cadastrar em uma loja, todos os dados ficam armazenados, menos o CVV do cartão, que deve ser inserido novamente a cada compra que o usuário faz.

Como o CVV não fica armazenado em nenhum local as compras podem ser efetuadas com maior segurança. Além disso, a legislação que cuida da proteção de dados estipula regras bem rígidas.

Pela lei, o consumidor é detentor de todos os dados que ele passa para a empresa, e também, existem algumas medidas que garante que o CVV seja mantido em segredo, de conhecimento apenas do usuário:

  • Ele não é impresso ou registrado em outro lugar, além do próprio cartão;
  • Ao realizar uma compra com o cartão de crédito, o código não aparece no recibo da compra;
  • Ele não fica em relevo e só é impresso;

Em todas as compras online é necessário digitar o CVV, como falamos, mesmo que você autorize o armazenamento de seus dados pela loja, o CVV não é armazenado, e a cada nova compra ele deve ser digitado.

Cuidados ao realizar compras online

É importante saber o que é o CVV do cartão de crédito, e mais importante ainda é ter cuidado ao realizar compras online, confira algumas dicas para a sua segurança:

  • Saiba se o site é de confiança/seguro;
  • Procure indicações/avaliações;
  • Desconfie sempre, existem muitas fraudes;

Agora que você já sabe o que é CVV do cartão de crédito, como funciona, e os cuidados com a segurança de seu cartão, pode fazer suas compras pela internet com mais tranquilidade.


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *