Número De Cartão De Crédito


Você já se perguntou se o número de cartão de crédito significa alguma coisa? Hoje em dia, dificilmente uma sequência de números é totalmente aleatória, tendo quase tudo um significado.

O objetivo é que as pessoas evitem cair em golpes, por exemplo. Aliás, você sabia que até o número do código de barras de uma conta também pode lhe fornecer diversas informações?!

Estar atento a esses “pequenos” detalhes pode lhe poupar de muita dor de cabeça. E, claro, no caso do número de cartão de crédito é preciso conhecer quais são todas informações para saber onde colocar cada dado.

O que é o número de cartão de crédito

O número de cartão de crédito principal é uma sequência de 16 dígitos e podemos dizer que é a identificação do seu cartão, como se fosse o seu RG ou CPF.

Normalmente esse número se encontra na frente e é dividido em alguns espaços. O interessante é que o primeiro número do cartão diz respeito à sua bandeira.

Os cartões MasterCard ou Elo sempre começarão com o número 5, enquanto o VISA com o número 4.

Do segundo até o sexto número de cartão de crédito há uma referência ao banco emissor, enquanto os outros trazem dados da sua própria conta e variam de acordo com cada cliente, como era de se esperar.

Essa sequência de números foi criada para ajudar na identificação e, também, para promover maior estabilidade dos processadores e fornecedores.

Agora, além do número do cartão em si, você também encontrará outros dados importantes. Um deles é a data de validade, composta por apenas 4 dígitos, contendo o mês e o ano de expiração do cartão.

O formato é o seguinte: DD/AA, como 02/22 (isso quer dizer que a validade será em fevereiro do ano de 2022).

O uso ocorre até o final do mês do prazo de validade. Normalmente as credoras enviam outro cartão um pouco antes do vencimento. Essa informação normalmente fica contida atrás do cartão.

O último número é o chamado CVV (código de segurança). Ele normalmente fica atrás do cartão e é composto por três números aleatórios. Sempre que uma compra online for efetuada esse número será requerido.

Não passe o número de cartão de crédito

É muito importante que você mantenha as informações do número de cartão de crédito apenas consigo mesmo ou, no máximo, com alguém de sua confiança.

As compras da internet são feitas usando somente o número do cartão, validade e CVV, então é possível que alguém compre através dele sem precisar da sua senha.

Caso tenha dado conta de que perdeu o cartão ou foi assaltada, não deixe de bloqueá-lo na mesma hora para que ninguém corra o risco de usá-lo sem a sua autorização.

Como controlar as despesas do seu cartão em tempo real

Esse tópico não está tão relacionado com o número de cartão de crédito, mas é importante frisar isso.

O cartão de crédito é um grande aliado, mas quando não é usado com cautela pode se tornar um pesadelo. Mantenha todas as suas contas em dia e faça o acompanhamento dos seus gastos para ter maior controle.

Hoje em dia é possível avaliar tudo em tempo real através de app de celular, basta instalar a versão corresponde com o seu cartão (cartão da Nubank, por exemplo, tem o aplicativo dos usuários da Nubank e assim respectivamente).

Não deixe de usar todos os recursos disponíveis para lhe ajuda a controlar os gastos. E, não se esqueça, mantenha o número de cartão de crédito e outros dados de forma confidencial.


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *