Empréstimo no cartão de crédito


A maioria dos cartões de crédito oferece a possibilidade de empréstimo no cartão de crédito ou retiradas em dinheiro. Para saber se esse tipo de negócio vale a pena, separamos as principais dicas que você precisa antes de contratar!

Saiba mais sobre empréstimo no cartão de crédito e evite as taxas abusivas!

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

Em geral, os empréstimos no cartão costumam ser uma opção mais rápida e fácil do que outros tipos de empréstimo. No entanto, uma das principais desvantagens é que as taxas e juros desse tipo de operação costumam ser muito mais altos do que a média do mercado financeiro.

O empréstimo feito no cartão de crédito é, na verdade, o saque do limite disponível no cartão. Algumas pessoas não sabem que isso é possível, mas a maioria das operadoras oferece a possibilidade de que o limite seja sacado em dinheiro diretamente do caixa eletrônico.

Atualmente existe ainda a modalidade de empréstimo no cartão de crédito online. Nessa operação é possível que o usuário do cartão transfira o dinheiro de seu limite para sua conta corrente ou poupança, sem precisar ir ao banco.

Facilidades do empréstimo no cartão de crédito

Uma das principais facilidades do empréstimo no cartão é que ele é um limite pré-aprovado, portanto, basta ir lá e sacar, sem ter que passar por gerentes de conta ou aprovação de crédito, como ocorre nos empréstimos tradicionais.

A outra facilidade do empréstimo no cartão de crédito é que, assim como todos os empréstimos, ele pode ser parcelado. Apesar no número de parcelas variar muito com a operadora, é comum que o parcelamento possa ser pago em até vinte e quatro vezes.

Antigamente, o saque do limite do cartão de crédito implicava em comprometer completamente seu limite de compras. No entanto, mais recentemente algumas operadoras já consideram o saque como uma operação diferenciada do limite comum do cartão, oferecendo as duas modalidades como operações separadas.

Assim, é possível solicitar o empréstimo no cartão de crédito e continuar tendo limite para compras, o que é bastante interessante já que não se perde o poder de compra.

Cuidados com empréstimos no cartão de crédito

Um dos principais cuidados que se deve ter ao utilizar o limite do cartão de crédito para saques é com as taxas e juros, que muitas vezes são abusivos. Para se ter ideia, a cobrança de jutos desse tipo de operação costuma ser maior que o dobro do que é cobrado em empréstimos comuns.

A ideia é não visualizar a possibilidade de saque como um limite a ser utilizado a não ser em casos emergenciais, em que se necessita quitar dívidas de forma rápida e, de preferência, em casos em que o dinheiro pode ser rapidamente reposto.

Os empréstimos consignados e os que possuem garantias, como veículos ou imóveis possuem taxas bem menores na maioria das operadoras, portanto, se você tem tempo e pode se sujeitas à aprovação do crédito, não hesite em tentar essas alternativas primeiro!

Outro erro bastante comum é querer pagar dívidas bancárias utilizando o limite de saques. Essa operação simplesmente não compensa!

Isso porque todas as operadoras e bancos oferecem parcelamento de dívida ou negociação por taxas muito mais baixas do que o que costuma ser cobrado em empréstimos no cartão de crédito!

A regra de ouro do empréstimo no cartão de crédito é: use em último caso, em emergência e quando não houver outra possibilidade de empréstimo! Mas, no final, essa pode ser também uma alternativa importante, já que imprevistos financeiros acontecem com todo mundo!


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *