Empréstimo Consignado INSS

0
94
Empréstimo Consignado INSS

empréstimo consignado INSS é um crédito que costuma ter juros menores em relação ao empréstimo pessoal. Por isso, ele é uma das opções mais indicadas para quem precisa de dinheiro para cobrir uma emergência ou dívida no cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, este tipo de empréstimo é atrativo para os bancos porque existe uma garantia de que não vão ocorrer atrasos no pagamento das parcelas, afinal, o valor é descontado do seu benefício antes mesmo que ele caia na sua conta.

Você, funcionário público, contribuinte do Previdência Social, que está pensando em solicitar empréstimo INSS e procura por taxas de juros que caiba no seu bolso, saiba que esta pode ser uma oportunidade para você.

Empréstimo Consignado INSS

Como funciona o empréstimo consignado INSS?

No empréstimo consignado INSS você recebe o dinheiro agora para pagar em parcelas, assim como em um empréstimo pessoal comum. A diferença é que as parcelas são descontadas automaticamente do seu benefício, seja ele aposentadoria ou pensão do INSS. 

Ou seja, antes mesmo de você receber o pagamento da aposentadoria ou pensão do INSS, o banco já faz o desconto. Assim, enquanto ainda estiver pagando as parcelas do empréstimo consignado, o valor que você vai receber será menor.

  • Quando aposentados e pensionistas do INSS procuram por um crédito consignado, o empréstimo é calculado com base no valor da aposentadoria ou pensão que eles recebem.

Além disso, os bancos e financeiras costumam oferecer condições interessantes para pessoas nestas condições porque o consignado dá a eles uma garantia de que o empréstimo será quitado. Assim, eles conseguem oferecer taxas de juros menores e prazos de pagamento maiores, podendo chegar a até 6 anos.

Sobre a taxa de Juros do empréstimo

A média da taxa de juros do empréstimo consignado INSS é de 2,08% ao mês. E cartão consignado é no máximo 3% ao mês. Essa taxa é menor do que a maioria dos créditos pessoais, principalmente o cheque especial.

Sendo assim, ele é uma boa ideia caso você precise trocar uma dívida cara, por uma com juros mais baratos. Para os servidores públicos ativos (não aposentados), existe uma diferença no valor da taxa de juros. Para empréstimos é de 2,05% ao mês e cartão consignado é 5% ao mês.

Empréstimo Consignado INSS

Mas tenha atenção sobre o empréstimo consignado INSS

Vale lembrar que o valor emprestado pelos bancos e financeiras para realizar o empréstimo consignado INSS é calculado com base no limite da margem consignável do cliente.

Ou seja, o valor pago nas parcelas mensais do empréstimo consignado não pode comprometer mais do que 35% de sua renda líquida. Além disso, é regra que desses 35%, obrigatoriamente, 5% sejam destinados ao uso do cartão de crédito consignado

Desta forma, caso você já tenha um empréstimo consignado em um banco que não comprometa todo o seu limite da margem consignável, ainda existe a possibilidade de conseguir um novo crédito.

  • Não é porque o empréstimo consignado público tem juros baixos que você vai fechar negócio sem pesquisar. Ele é bom para você sair das dívidas, mas é preciso tomar cuidado para não criar uma bola de neve;

  • Não é só o crédito consignado que não pode ultrapassar 30% da sua renda. Todas suas despesas de crédito não podem passar desse valor. Afinal, não temos só dívidas para pagar. Tem as despesas de casa, contas de água, luz, supermercado e etc.

Gostou do conteúdo sobre empréstimo consignado INSS? Tenha consciência de que crédito pode nos ajudar a sair de uma situação complicada, mas sem planejamento pode ser inimigo. Comente e compartilhe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui