Dentre as variadas modalidades de empréstimo se encontra o no empréstimo com garantia. Esta opção é um pouco diferente, geralmente utilizada quando envolve uma quantia mais alta em dinheiro, que você precisa emprestar de uma instituição financeira.
À primeira vista, pode parecer um empréstimo seguro, e para o banco, até é. Para você também, principalmente por causa de suas vantagens. Porém, é importante ressaltar que nem todas as pessoas se enquadram na realização do refinanciamento imobiliário ou automotivo.
Inclusive, nem todos os imóveis ou automóveis são aceitos como garantia. É necessária uma inspeção para concluir que o seu bem tenha condições de ser dado como garantia.
O que é empréstimo com garantia?
Empréstimo com garantia, conhecido também como alienação fiduciária ou refinanciamento imobiliário ou automobilística, é um crédito que você consegue junto a uma instituição financeira ao colocar sua casa, apartamento, carro ou moto, como uma garantia de pagamento.
-
Como a empresa tem uma segurança a mais de que realmente vai reaver o valor emprestado, os juros são mais baixos e você pode ter acesso a quantias mais altas. Sem contar os prazos de pagamento, que, na maioria dos casos, são mais atrativos.
No momento em que realiza a solicitação de crédito, seu imóvel ou veículo, passa a ser da instituição financeira, deixa de estar em seu nome, até que você termine de quitar todos os pagamentos referentes ao empréstimo. Você continua morando na casa ou usufruindo o veículo, porém, o bem não está no seu nome.
É um empréstimo bastante atrativo, devido às menores taxas de juros. Apesar disso, o indicado é sempre colocar tudo no papel, pois há o risco de perder bem se você não conseguir arcar com as parcelas e pagar o que deve.
-
Então, pode-se dizer que é um tipo de crédito que não é recomendado para todas as pessoas. É preciso ter um perfil específico, para arcar com a dívida sem medo.
Como funciona o empréstimo com garantia?
O primeiro passo para contratar empréstimo com garantia é realizar a simulação, para comparar todas as opções disponíveis, de preferência, em empresas diferentes, para que você possa estudar melhores prazos de pagamento e taxas de juros.
Em seguida, é preciso enviar alguns documentos, para avaliar se sua solicitação pode ser aceita. São documentos ligados a comprovação de renda e da própria casa ou veículo que você deseja entregar como garantia. Além da análise de crédito pessoal, o imóvel e o automóvel também são avaliados.
-
Se aprovado, basta assinar os papéis e realizar alguns serviços em cartório, pois, como dito no tópico anterior, o imóvel ou veículo passará a ser da instituição financeira, deixando de estar no seu nome.
Esse empréstimo é interessante para pessoas que precisam emprestar valores mais altos, mas ao mesmo tempo buscam por taxas de juros menores e prazo de pagamento maior. Junto a isso, possuem boa saúde financeira.
-
O indicado é que as parcelas não pesem tanto no orçamento, para que possam realizar algumas atividades, como viajar, reformar a casa ou dar início a um negócio. Apenas 60% do valor total do imóvel pode ser financiado.
Quais as vantagens?
Se você se interessou pelo empréstimo com garantia, é interessante verificar se é vantajoso. Algumas das principais vantagens do refinanciamento imobiliário ou de veículo são:
-
Taxas mais baixas;
-
Prazo de pagamento maior;
-
Não é preciso explicar a finalidade do dinheiro emprestado;
-
Prestações decrescentes;
-
Não é preciso deixar sua casa ou deixar de usufruir do veículo;
-
Possibilidade de fazer a solicitação online;
-
Portabilidade do crédito.
Gostou do conteúdo sobre empréstimo com garantia? Comente o que achou e compartilhe.
Um comentário
Pingback: Empréstimo Pessoal | Brasil 1000 | Confira aqui e saiba mais!