Empréstimo Com Garantia De Imóvel

1
91
Empréstimo Com Garantia De Imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito que permite solicitar valores elevados, com longos prazos de pagamento e taxas de juros muito baixas. É muito popular nos EUA e na Europa, por exemplo.

Já no Brasil, está ganhado espaço e tem atraído o interesse de muitas pessoas, justamente porque os juros são inabitáveis. São muito menores que o cheque especial e o empréstimo pessoal tradicional.

Para você ter uma ideia, o empréstimo seguro para casa é muito utilizado para negociar dívidas caras, investir em um negócio e realizar projetos pessoais, como estudar no exterior, reformar e casar.

Empréstimo Com Garantia De Imóvel

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel recebe esse nome, justamente porque utiliza-se uma propriedade para garantir que ocorra o pagamento das parcelas. Ao fazer isso, o cliente indica para a instituição financeira que ele não apresenta riscos e dessa forma, consegue pegar dinheiro emprestado com juros baixos.

Então, nessa linha de crédito, um dos pré-requisitos é ter um imóvel registrado no nome de quem solicita e assina o contrato do empréstimo.  Pode ser residencial ou até mesmo comercial. 

Durante o período do empréstimo, a operação fica registrada em cartório, mas o bem continua no nome do dono e ele pode usufruir, residindo ou alugando comercialmente. Não há necessidade de desocupar. Em termos técnicos, fala-se que o bem fica alienado à instituição financeira até o fim do contrato.

E quais são as vantagens do empréstimo com garantia de imóvel?

Como já citamos, o empréstimo com garantia de imóvel é popular nos EUA e na Europa justamente por ter juros baixíssimo. No entanto, não é só este, confira:

  • Juros baixos, a partir de 1.15% ao mês;

  • Prazos longos de 60 a 180 meses;

  • Conseguir valores altos de até 60% do imóvel;

  • Pode usufruir do imóvel, não precisa vender, pode morar ou alugar.

Empréstimo Com Garantia De Imóvel

E como funciona as etapas desse tipo de empréstimo?

Até o dinheiro cair na sua conta devido ao empréstimo com garantia de imóvel, são necessários alguns estágios e leva um certo tempo. O processo é mais demorado do que em outras modalidades, mas a espera costuma valer a pena. Geralmente, você tem acesso às melhores condições de pagamento:

  • Solicitação 

Hoje em dia é possível fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição financeira. Feito isso, você pode também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.

  • Análise de crédito

Nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.

  • Análise jurídica e avaliação do imóvel

Os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem é avaliado para então se tornar garantia do pagamento.

  • Assinatura do contrato

Depois de tudo aprovado, é liberado o documento de formalização do empréstimo para assinatura, chamado de Cédula de Crédito Bancário. O bem deve ser cadastrado no Cartório de Registro de Imóveis. O contrato deve ser entregue ao banco.

Após esses estágios o crédito é liberado na sua conta. Antes de solicitar a linha de crédito, é importante saber como contratar. O primeiro passo é ter a documentação atualizada e conhecer o que é exigido para não perder tempo.

Vale destacar que o processo pode ser um pouco mais demorado que um empréstimo convencional, pois, além de fazer a avaliação de crédito, a instituição precisa fazer a vistoria do seu imóvel.

Gostou do conteúdo sobre empréstimo com garantia de imóvel? Comente o que achou e compartilhe.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui