Como Funciona Cartão De Crédito

Dificilmente alguém vive sem cartão de crédito hoje em dia e se você está em busca do seu primeiro, então deve estar se questionando como funciona cartão de crédito.

Apesar de ser um “simples pedaço de plástico” o cartão é um grande aliado, mas também pode se tornar um grande inimigo se você não souber utilizá-lo com inteligência.

Nesse artigo iremos mostrar na prática como funciona o uso do cartão de crédito e algumas outras dicas para você ter uma boa relação com a instituição credora.

Como funciona cartão de crédito na prática?

Então vamos começar por onde se deve: pelo começo! O primeiro passo para entender como funciona cartão de crédito é sabendo como funciona o crédito de contas.

Com o crédito você tem o poder de adquirir algo não pagando imediatamente. Quando você adquire algo no crédito você pagará somente quando fechar a sua fatura.

Ou seja, se você comprar um produto logo nos primeiros dias após o vencimento da fatura anterior, só pagará por ele REALMENTE depois de um mês. É ideal para quem espera o próximo salário para quitar as contas.

Outra coisa que inclui como funciona cartão de crédito é que você pode parcelar compras. Se algo tiver um valor que não está condizente com a sua condição financeira é possível dividir a conta em X vezes (isso depende da loja).

Quando chega a fatura você tem duas opções: pagar inteira ou parcelar. Se você não tem dinheiro para pagar o que consumiu é possível parcelar a PRÓPRIA fatura.

Mas, ATENÇÃO, use esse recurso somente em caso estritamente necessário, pois isso pode virar uma grande bola de neve.

O parcelamento da fatura ou o não pagamento da mesma implica em juros altos, ou seja, você pagará ainda mais.

Outra coisa importante a ser dita é: existem VÁRIOS tipos de cartão. Alguns são básicos, outros são completos e cheios de benefícios.

Para escolher o melhor para você é preciso ponderar qual será a sua relação com o crédito. Deseja um limite alto, quer muitas coberturas, deseja benefícios de seguros ou vantagens internacionais? Tudo isso e muito mais deve ser pensado.

Depois de decidir o que você espera do cartão de crédito é possível pesquisar a opção que seja mais em conta (com menor anuidade, taxas e afins).

Como funciona cartão de crédito para pagar contar

Um questionamento recorrente sobre como funciona cartão de crédito é em relação a pagar as contas pelo crédito.

Se estiver habilitado em seu cartão é possível quitar contas de luz, internet, telefone e afins. Na realidade, você pagará o valor somente na fatura e essa é uma estratégia usada para quem não tem dinheiro de imediato.

O passo a passo depende de cada cartão, mas normalmente a operação pode ser feita por aplicativo ou telefone. Entretanto, é preciso ter o limite disponível para o valor da conta.

Cartão de crédito sem anuidade vale a pena?

Falando em cartões que valem a pena – principalmente se você desejar um cartão relativamente básico – há muitas opções hoje em dia que trabalham com anuidade gratuita (além de muitos outros serviços com taxa zero).

É o caso, por exemplo, da Nubank ou Neon, que são cartões virtuais com taxa zero.

Considerando os altíssimos valores de anuidade em cartões premium ou black, contar com opções mais em conta pode realmente fazer a diferença no orçamento.

E sabendo como funciona cartão de crédito você também sabe como funciona tais cartões virtuais sem anuidade, pois eles também estão disponíveis na forma física e funcionam da mesma maneira. É realmente uma grande oportunidade para economizar.

Sobre Anna Laura Pontes

Anna Laura Pontes é blogueira e estudante de economia e está aqui para te ajudar a encontrar as melhores soluções relacionadas a banco, cartão de crédito e empréstimo. "Meu foco é informar a população brasileira sobre suas mais duvidas relacionadas ao mercado financeiro. Espero poder ajudar". Caso você tenha alguma duvida, critica ou sugestão, não esqueça de entrar em contato.

Veja Também

Pag Cartão De Crédito

Foi-se o tempo onde apenas os grandes bancos (como Bradesco, Santander, Banco do Brasil, entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *