Cartão de crédito


Ter um cartão de crédito atualmente significa maior facilidade para pagamentos, possibilidade de parcelamento, segurança e praticidade.

Hoje em dia praticamente todos os bancos oferecem cartões para seus clientes, cada um com um valor de anuidade e benefícios diferentes, por isso, o usuário pode ficar em dúvida de como escolher um que atenda suas expectativas.

Como escolher um cartão de crédito?

Para aderir a um plano, você deve avaliar os benefícios que são oferecidos e se você realmente utilizará esses benefícios, pois alguns bancos cobram taxas de anuidades maiores de acordo com os benefícios oferecidos.

Siga algumas dicas para avaliar qual cartão oferece melhor custo benefício de acordo com o seu perfil:

  1. Valor de anuidade

Um ponto que pesa bastante na escolha do cartão é o valor da anuidade, geralmente, quanto mais benefícios apresentar o cartão, maior será a taxa de anuidade.

Atualmente existem algumas opções de cartões de créditos sem anuidade, uma grande vantagem para quem gosta de economia, mas eles não tem tantos benefícios como os cartões com anuidade.

  1. Nacional e Internacional

Em geral os cartões internacionais possuem anuidade mais cara, e nesse caso eles são mais úteis para quem costuma fazer viagens para o exterior com mais frequência ou quem faz compras em sites estrangeiros.

Alguns cartões que oferecem anuidade com custo zero também são internacionais, vale a pena conferir os que oferecem esse benefício.

  1. Programas de milhagens

Os programas de milhagens geralmente são os mais procurados e preferidos por quem usa cartão de crédito e gosta de viajar. Através de ganho e acúmulo de pontos o cliente junta uma quantia para trocar por passagens aéreas.

  1. Por banco

Existem clientes que já estão acostumados com a rotina de um determinado banco e preferem optar por seus serviços de cartão de crédito. Mas atualmente existe a possibilidade de ter um cartão de crédito sem necessariamente abrir conta corrente em um banco.

  1. Por bandeira

A maioria das bandeiras são aceitas em praticamente todos os estabelecimentos, o que pode diferenciar na escolha é o programa de benefícios que cada uma oferece.

Tipos de cartão de crédito

Existem alguns tipos diferentes de cartões de crédito:

  • Cartão nacional: válido apenas dentro do Brasil;
  • Cartão internacional: usado para viagens exteriores ou compras em sites do exterior;
  • Cartão pré pago: funciona como celular pré pago, você carrega valores, não é cobrado anuidade;
  • Cartão sem anuidade: cartão com benefícios limitados mas sem anuidade;
  • Cartão Golden: inclui benefícios como descontos e seguros;
  • Cartão Platinum: indicado para grandes movimentações financeiras oferece benefícios como acesso a eventos e salas VIPS em aeroportos;
  • Cartão Black: indicados para cliente premium, também com alta movimentação financeira e oferece muitas vantagens;

Cuidados com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma facilidade que é oferecida para usuários, no entanto ele deve ser usado com moderação para manter a saúde financeira e evitar dívidas.

A comodidade e agilidade que o cartão oferece é muito atrativa, principalmente para pessoas que não gostam de andar com dinheiro, mas em virtude das taxas de juros altas o cartão de crédito pode acabar sendo uma armadilha para quem não tem muito controle financeiro.

Para evitar dores de cabeça com cartões são necessários alguns cuidados, como principalmente não atrasar as faturas e fazer um planejamento antecipado, se comprometer com seu orçamento.

Não fazer compras por impulso, evitar gastos desnecessários também são cuidados essenciais ao utilizar o cartão de crédito.

A oferta de cartão de crédito para a população e empresas pode ser uma boa opção, além de oferecer melhores condições de parcelamento, oferece facilidade e maior segurança, no entanto ele deve ser usado com consciência para evitar dívidas.


Gostou? Compartilhe com seus amigos.

0

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *