Bolsa Família Décimo Terceiro

1
106
Bolsa Família Décimo Terceiro

Foi decidido, recentemente, que será feito o pagamento do chamado Bolsa Família décimo terceiro para aqueles que participam do Programa Bolsa Família.

Esse programa é destinado para pessoas com renda considerada abaixo do nível da pobreza e, com o pagamento do décimo terceiro, o benefício contará com a adição de mais um pagamento na renda que já é esperada pelas famílias.

É preciso contar com o preenchimento de uma série de requisitos para se tornar elegível tanto para o Bolsa Família, quanto para o Bolsa Família décimo terceiro. Por isso, é importante saber todo o possível sobre o assunto.

Bolsa Família Décimo Terceiro

O que é o Bolsa Família décimo terceiro?

Conforme dito, o Bolsa Família décimo terceiro se trata da adição de um décimo terceiro, como já é feito dentro daqueles que trabalham de acordo com o regime da CLT, aos pagamentos desse benefício.

O anúncio dessa adição foi feito pelo Facebook pelo presidente Jair Bolsonaro, sendo resposta a uma das promessas feitas durante a eleição do candidato.

Ainda que crítico ao programa, o presidente tem feito algumas adições e modificações em relação a ele, o que tem divido a opinião pública referente ao assunto.

– Por exemplo, recentemente o programa ofereceu casamentos para 14 milhões de pessoas com renda com 89 reais.

  • Na opinião de especialistas, a renda dos beneficiários deve ter um impacto limitado no orçamento e nas populações positivas para atingir os mais fracos.

Mais sobre o Bolsa Família décimo terceiro

Com a adição do Bolsa Família décimo terceiro aos custos do programa, não haverá reajuste no valor do benefício em si. Porém, no último mês no ano, o pagamento será feito de forma dobrada.

– Os reajustes para os próximos anos, independentemente da adição do décimo terceiro, também não estão confirmados. A equipe do presidente Jair Bolsonaro afirmou que isso dependerá de uma série de fatores a serem analisados no futuro.

– Para ter acesso ao Bolsa Família décimo terceiro e, consequentemente, ao Bolsa Família, a renda per capita não deve ultrapassar R$89,00 mensais e um valor que chega a R$178,00 no caso de famílias que contam com adolescentes de até 17 anos.

  • Muitas famílias dependem desse benefício para continuarem a existir, o que torna o assunto relativo à fome do país uma preocupação social.

Para terem acesso a esse e mais benefícios governamentais, é preciso que haja comprovação da situação de extrema pobreza da família, bem como o cadastro dela junto ao município.

Bolsa Família Décimo Terceiro

Cadastro das famílias

Para se cadastrarem para receber qualquer um dos benefícios do programa social do Bolsa Família, as famílias precisam comparecer à Prefeitura Municipal de sua cidade.

Elas devem ir até o local portando sua documentação, para que seja possível efetuar a conferência de seus dados. Além disso, é de suma importância que se mantenha a situação cadastral sempre atualizada, o que garante que o benefício continuará a vir.

Assim como no caso de outros benefícios dentro do Programa – e tendo em vista o grande número de cadastros que são efetuados todos os meses, pode ser que haja uma demora na liberação de benefícios.

Porém, a cada ano é buscada uma melhora nos sistemas de cadastro, detecção e liberação do benefício, o que faz com que haja esperança para as famílias que ainda não estão inclusas no programa.

Conclusão

Assim como aqueles que trabalham com carteira assinada, os beneficiários do programa Bolsa Família receberão, anualmente, a adição de um décimo terceiro em sua renda.

Sabendo mais sobre o Bolsa Família décimo terceiro, não deixe de ficar atento a mudanças e de conhecer os requisitos para se tornar elegível para recebe-lo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui