Bolsa Família Cancelado

1
707
Bolsa Família Cancelado

Ter o Bolsa Família cancelado pode trazer muitos prejuízos para as famílias que dependem desse benefício, por isso é importante estar atento aos prazos e informações referentes a ele.

Consequentemente a transferência direta de renda bloqueada torna necessária a tomada de algumas medidas para retomar a utilização do benefício e é por isso que alguns detalhes devem ser considerados.

Portanto, se você não sabe o que fazer após ter o Bolsa Família cancelado, nós criamos um conjunto de informações que pode ser muito útil para a resolução do problema.

Bolsa Família Cancelado

Motivos para ter o Bolsa Família cancelado

Tendo em vista que o Bolsa Família é um programa abrangente que atende as necessidades de um grande número de pessoas, evitar o seu cancelamento é algo essencial para manter a qualidade de vida.

Partindo desse princípio é importante conhecer os motivos que podem influenciar para ter o Bolsa Família cancelado onde os principais fatores incluem:

  • Aumento da renda per capita mensal que fazendo com o limite estabelecido pelo programa fosse ultrapassado;

  • Deixar de fazer a atualização cadastral obrigatória anualmente;

  • Esquecer de informar possíveis mudanças que ocorridas na família como: atualização de endereço, novos empregos, nascimento, morte, casamento, separação, adoção ou qualquer outro fator;

  • Possuir adolescentes na composição familiar com idade entre 16 e 17 anos que tenham frequentado menos do que 85% das aulas;

  • Possuir crianças com idade de até 7 anos que não estão com a vacinação em dia;

  • Possuir crianças com idade entre 6 a 15 anos que frequentaram menos do que 75% das aulas;

  • Gestantes com idade de 14 a 44 anos que deixaram de realizar o acompanhamento médico exigido pelo programa;

  • Mulheres com idade de 14 a 44 anos que não comparecem mais a unidade de saúde para fazer o acompanhamento de altura e peso quando for solicitada;

Portanto, lembre-se que seguir corretamente as regras estabelecidas é um fator primordial para evitar ser vítima do Bolsa Família cancelado e acabar prejudicando a renda familiar desnecessariamente.

Como recuperar o acesso ao Bolsa Família Cancelado

Para quem teve o Bolsa Família cancelado, não há motivo para se desesperar, pois é possível reverter a situação e conseguir o benefício novamente através de alguns passos simples.

Em todo caso, é possível que o mesmo não seja liberado não seja liberado imediatamente, já que há a necessidade de verificar a situação de cada família durante o processo.

De qualquer forma, se você pretende arriscar uma tentativa para mudar a realidade de ter o Bolsa Família cancelado, basta proceder da seguinte forma:

  • Ir até uma unidade do CRAS ou da prefeitura para verificar e atualizar as informações do Cadastro Único;

  • Não esquecer de estar com todos os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e comprovante de residência;

  • Lembre-se que todas as famílias que possuem adolescentes precisam estar com Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e Declaração Escolar;

Feito isso, basta falar com o setor de gerencia e ver qual o motivo de ter tido o Bolsa Família cancelado e seguir corretamente as instruções para alterar essa condição.

Bolsa Família Cancelado

Conclusão

Ter o Bolsa Família cancelado desliga automaticamente a família do programa e interrompe a geração de novos benefícios, impedindo o saque dos valores ainda não retirados, o que pode gerar inúmeros prejuízos para os mais necessitados.

Normalmente, essa transferência de renda direta bloqueada acontece por ação do MDS em ações de fiscalização ou exclusão do cadastro, mas o Gestor Municipal também pode atuar em casos de desligamento voluntário ou decisão judicial.

Em todo caso, a boa notícia é que é possível reverter a situação de Bolsa Família cancelado e voltar a receber o benefício, lembrando que tal ação pode ser realizada em até 180 dias após o cancelamento e depois desse prazo somente o MDS pode comandar as situações de recolocação dos beneficiários no programa.

.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui